Tocantins

Destinos

Tocantins

Criado no final dos anos 1980, o estado do Tocantins fica no norte do Brasil e ocupa o que antes era a metade norte de Goiás. A região é uma área de transição entre a floresta amazônica (ao norte) e o cerrado (sudeste). Este aspecto tem facilitado o incremento da indústria do turismo ecológico, por meio de locais preservados como as cachoeiras de fácil acesso em Taquaruçu até áreas protegidas, a exemplo do Parque Estadual do Jalapão e da Ilha do Bananal.

Localizada na Serra do Carmo, a 32 quilômetros a sudeste da capital, Palmas, Taquaruçu é pitoresca, mas não faltam motivos para uma boa aventura.

São ao todo 82 cachoeiras (entre elas a Cachoeira da Roncadeira, com 70 metros de altura), paredões, grutas, córregos e mirantes. São locais onde o turista pode praticar rapel, tirolesa e trilhas.

Dicas: dependendo do passeio, o ideal é contratar um guia e alugar um carro. Construída do zero, Palmas fica no coração do estado, em um amplo vale dividido pelo rio Tocantins.

E essa localização faz com que esta capital seja uma das mais quentes do Brasil. O lindo Jalapão encanta por suas águas abundantes, chapadões e serras com clima de savana, além da paisagem de cerrado, com as deslumbrantes dunas alaranjadas (que chegam a 40 metros de altura) e impressionantes formações rochosas.

É de lá que vem o famoso capim dourado, matéria-prima para joias, bijuterias e acessórios. A região do chamado Cantão abriga rios, florestas e uma rica biodiversidade, guardando imensas riquezas naturais. A exuberante fauna tem animais típicos do cerrado e da floresta amazônica, como jacarés, veados, botos, entre outros.

Confira algum dos nossos

ROTEIROS PARA ESSE DESTINO

CLIQUE AQUI
2020-12-16T10:45:35-03:00