Destinos
Rio Grande do Sul
Dos cânions cobertos de florestas dos parques nacionais próximos a Cambará do Sul e dos vales fluviais em cascata próximos a lugares aconchegantes como Gramado, até o deslumbrante Vale dos Vinhedos, onde vinicultores descendentes de italianos produzem ótimos vinhos, o Rio Grande do Sul é daqueles locais que precisam ser desbravados pelos visitantes.
Conhecido pelo chimarrão e tradicional churrasco, o estado tem na capital Porto Alegre uma das mais cosmopolitas o Brasil. Situada às margens da enorme Lagoa dos Patos, é a cidade portuária mais importante do sul do Brasil. O centro se beneficiou de uma abordagem cuidadosa, incluindo a criação de centros de transporte e a preservação de grande parte de sua arquitetura grandiosa e neoclássica.
Povoada por italianos e alemães no século 19, a Serra Gaúcha é um trecho de montanhas ao norte de Porto Alegre, conhecida pelas belas cidades de Canelas, Nova Petrópolis e Gramado, esta última caracterizada por encostas arborizadas e falésias rochosas.
Em Bento Gonçalves e nas regiões vinícolas vizinhas do Vale dos Vinhedos e Pinto Bandeira, descendentes de imigrantes italianos continuam estimulando a indústria do vinho, com excelentes safras de cabernets e chardonnays, tornando a região um dos melhores destinos de viagem do vinho.
Local que sedia o mais concorrido festival de cinema do país, Gramado parece uma vila montanhosa suíça, com hotéis decorados como chalés.
Butiques vendem de tudo, incluindo chocolate gourmet. Imperdível é fazer a Rota Missões Jesuítas, uma rede de locais de peregrinação para os fiéis e curiosos. Sete estão no Brasil (no noroeste do Rio Grande do Sul), oito no sul do Paraguai e 15 no nordeste da Argentina.
Confira algum dos nossos
ROTEIROS PARA ESSE DESTINO